A
arte é uma excelente forma de abordarmos temas transversais, solidificar a
aprendizagem, fazer feedback de conteúdo que foi trabalhado e, além do que, o
aluno é conduzido a explorar a cognição, a afetividade, a criatividade, a
sensibilidade e o senso crítico. Acreditamos que a expressão cultural e
artística faz parte da natureza humana e que explorar tais expressões na sala
de aula potencializa a aprendizagem. Por isso apostamos nesta ferramenta como uma das formas
para culminarmos o Programa de Ressignificação em 2010, momento em que os alunos
vivenciaram o envolvimento com jograis, coreografias e peças teatrais.
Especificamente
sobre o poder do teatro, veja o fragmento de um texto de Rubem
Queiroz Cobra:
“As possibilidades do Teatro como um instrumento pedagógico são bem conhecidas. Esteja o aluno como espectador ou como figurante, o Teatro é um poderoso meio para gravar na sua memória um determinado tema, ou para levá-lo, através de um impacto emocional, a refletir sobre determinada questão moral. Esta é, portanto, uma questão assente, ponto do qual podemos partir para examinar os aspectos práticos de sua utilização pelo Pedagogo.”
“As possibilidades do Teatro como um instrumento pedagógico são bem conhecidas. Esteja o aluno como espectador ou como figurante, o Teatro é um poderoso meio para gravar na sua memória um determinado tema, ou para levá-lo, através de um impacto emocional, a refletir sobre determinada questão moral. Esta é, portanto, uma questão assente, ponto do qual podemos partir para examinar os aspectos práticos de sua utilização pelo Pedagogo.”
Cobra,
Rubem Q. - O Teatro Educativo. Site
www.cobra.pages.nom.br, internet, Brasília, 2006.
Nenhum comentário:
Postar um comentário